domingo, 4 de agosto de 2013

ATITUDE NÃO É MODINHA

Uma montanha de adolescentes pintou a cara, fez cartazes, pôs a bandeira do Brasil nas costas e foi para as ruas durante as manifestações que mobilizaram o país para uma série de reivindicações. A galera fez fotos, publicou nas redes sociais, virou notícia... e calou-se!!
Daí, que deparei com esse vídeo postado no facebook
https://www.facebook.com/photo.php?v=368132279979369&set=o.654886604524928&type=2&theater
Acreditei, então, na força da nova juventude, quando é focada no politicamente correto. Pois, manifestar é um ato legítimo, desde que o objeto do manifesto não seja uma mera divagação. Isso foi o que absorvi de imediato, quando assisti ao vídeo-denúncia de Bruno Sizenando, compartilhado na rede social. Fiquei magnetizado com a narração, a atitude corajosa, a sensibilidade e o senso de justiça do autor, um (quase) menino apaixonado por skate e cheio de personalidade. A minha intuição imediata alertou que de alguma forma eu teria que divulgar a atitude e o pedido de justiça.
Quatros perguntas, pautadas na objetividade e bom senso, que foram enviadas por correio eletrônico:
  1. Qual foi o motivo que levou você a fazer esse vídeo?
  2. A quem você atribui a responsabilidade de tanto descaso?
  3. Se fosse proposto a você oportunidades para reverter essa problemática, qual seria o seu projeto?
  4. Você acredita que essa situação será revertida?
Que foram respondidas de imediato, numa estoca só, com muito apuro e sinceridade:
"O motivo foi o descaso do pessoal daqui de Guriri,tipo já não aguentava andar de noite e correr o risco de ser assaltado,e também passei horas montando o caixote e o pessoal foi lá e defecaram nele.O descaso da quadra é a responsabilidade total do prefeito.Reformar a quadra transformando-a em uma pista de skate coberta e também ajuda comunitária por causa do mendigos,e agora esses 2 últimos carnavais que ocorreram aqui em guriri não tiveram barracas no centro pois bem
foliões(mijões)acabam indo para a quadra fazer sabe lá oque rsrsrs...Sim acredito,mas é o seguinte o milagre não vem,vou levantar e correr atrás!"
E pela segunda vez, a força da nova juventude, outra vez se mostrou concreta e com identidade. Fico orgulhoso de contar no meu círculo social, que são pessoas que respeito muito, com uma pessoa digna e que representa tão bem a sua geração. 
Muito obrigado, Bruno!!

*Dedico também aos meus alunos.

Um comentário:

  1. Também fico mais "aliviada" quando vejo um jovem como o Bruno. Isso me faz ter esperança!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir