domingo, 2 de fevereiro de 2014

OLHA O PORTO, MINHA GENTE!





Era sábado, 01 de Fevereiro de 2014. Festa de São Brás.
A imagem estava em altar singelo, no Largo do Chafariz. Silencioso em meio às flores, o santo estava ali para abençoar, do lado do monumento que carrega uma placa em homenagem às prostitutas que outrora moravam naquele bairro, hoje o Sítio Histórico Porto de São Mateus. A placa contendo a homenagem já foi um dia recente destruída a martelada por um fanático religioso, desses que creem no dízimo como a salvação.
Cidade baixa sem muitas perspectivas, um tanto vazia para um dia de celebração. O movimento amiúde dos integrantes do Reis de Bois, os visitantes de "primeira viagem" deslumbrados, alguns moradores distribuídos pelos casarões, o rio calado com uma jangada lá longe. Uma atmosfera de timidez, quase tristeza. Mas, a celebração segue.
A prece e o pedido de benção. A procissão rumo à igrejinha da comunidade. O canto agudo e o bailado visceral, mas, sutil dos componentes da Folia, com seus chapéus coloridos. Obra de Arte que Frida Khalo amaria ver. Obra de Arte que de tão simples até aperta o coração.
Sem trio-elétrico. Sem open bar. Sem pulseirinha vip.Sem abadá.
Mas, o santo é forte! E o sol lá é lindo!!


*Para minha grande AMIGA, Baby Bonomo.
*Escrevi este texto ouvindo, Michael Nyman (The Libertine).








3 comentários: