sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

QUASE A NAVEGAR E O PORTO PARA VER...

sam.bu.rá sm. Bras. Cesto bojudo e de boca estreita, usado pelos pescadores; cofo. (Mini Aurélio - O minidicionário da língua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, p. 621)



Sam.bu.rá nome próprio de origem indígena. Bar e Restaurante. Casarão de paredes azuis e portas verdes, com varanda para o rio Cricaré. Sítio Histórico Porto de São Mateus, São Mateus/ES.
...
Quando as caravelas aportaram, devem ter ficado aliviadas. Afinal depois de tanto água salgada, finalmente um rio. Caudaloso o suficiente para saciar tanta frescura, tanto enjoo das imponentes figuras marítimas que traziam ainda, socada nos porões, uma multidão de degredados do outro lado do oceano. Atracar era preciso!!
O rio que recebeu as beldades afunilou de tempos pra cá, mas ainda guarda um casario que, apesar dos "trancos e barrancos", é imponente!! 
O primeiro casarão, do lado esquerdo de quem desce e único com varanda para as águas do Cricaré, que hoje recebeu o austero nome de deck, está em plena atividade como Bar e Restaurante Samburá. 
Bem, o lugar tem toques minuciosos perfeitos, como a iluminação, que é a mais bonita entre todas dos estabelecimentos do mesmo segmento comercial da cidade. Contando ainda, com um palco intimista, que já recebeu ótimos profissionais da música capixaba. Ótimo cardápio, com destaque para a gastronomia da terra. Ambientação agradável.  Trunfo: banheiros impecáveis!! 
Espaço bacana para as melhores "rodas de conversas entre amigos", incluindo os proprietários, afinal, é deles a responsabilidade pelo resgate dessa "casa-nau", onde já aconteceram tantas histórias, tantos festivais e tantas comemorações. 
O mais bonito por-do-sol e a mais poética lua estão por lá também!!
É muito engraçado como as coisas acontecem no Porto!! Quando nada mais parece dar certo, daí vem desafiante alguma novidade! Foi nessa vazante que nasceu o Samburá. Aliás, parecia que ele esteve sempre ali, precisava só de uma roupagem digna do lugar que estava ancorado. 
Pois bem...
Desça ao Porto e embarque no Samburá.
Será uma caravela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário