domingo, 13 de janeiro de 2013

AO BARRO RETORNARÁS...


00:30:32 (Horário de Brasília), de 12/01/2012.
Está registrado no aparelho celular, foi esse o horário que o torpedo chegou. A mensagem: "Segundo Bento Emerenciano, Dona Antônia Paneleira acabou de falecer em sua casa". O show do Sambô estava começando no Arena Ao Mar!!
O informante da notícia e remetente da mensagem foi o jornalista Júnior Gaigher, amigo de longa data. Logo, a fonte era segura, por isso, a primeira impressão foi de que o que estava acontecendo naquele momento era um realismo fantástico. Ao vivo!!
O manuseio do barro, hábito indígena milenar, comprovado através de artefatos encontrados no município em 1998, tem em Dona Antônia Alves dos Santos, natural de Jequié, Bahia, (...), a única artesã que dele se utiliza como forma de sobrevivência. Domiciliada em São Mateus desde 1964, como ela própria diz, todo o seu aprendizado é doméstico. Dai a utilização de uma técnica bastante rudimentar. (do livro "História de São Mateus", de Eliezer Nardoto e Herinéa Lima, p. 386)
Então, essa senhora de técnica rudimentar, aos 104 anos de vida terrena, resolveu guardar seus apetrechos, limpar as mãos e seguir o caminho a ela destinado. 
A casa está entre o centro da cidade e o mar. Foi no caminho contrário, do mar para a cidade, de dentro de um ônibus circular, com passageiros absortos ao acontecimento, que vingou o silêncio, o nada. Um abandono estranho, sem memória. Não tinha ninguém!! A casa da artesã parecia não habitar ninguém.
Antes fosse, haveria alguma manifestação! Mas, não tinha nada. (De que memória precisamos, afinal?!)
A notícia do passamento da "figura histórica" caiu na rede, foi curtida e compartilhada. Luto cibernético!! O barro virou hi-tech!! E agora?
O silêncio!!
Parece que nenhuma outra matéria há de nos reconstruir, o ser humano. Por que, embora em trapos, ainda não estamos nus. E o barro nada mais é que alicerce!!
18:15:40 (horário de Brasília), de 13/01/2012. 
Mensagem ainda arquivada.




7 comentários:

  1. Uma grande perda para a cidade de São mateus, belo texto, ótimas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! O melhor texto que li este ano. Na moral. A começar pelo título. Valeu Marcelo!
    Júnior Eler

    ResponderExcluir
  3. Oxalá Deus queira que o silêncio do canto de Dona Antônia Paneleira e das suas mãos a transformar o barro nú "Do meu coração é só de Jesus. A minha alegria é a Santa Cruz", seja inspiração para todos nós, como foi para você Marcelo Cruz. Parabéns pela crônica. Beijim!

    ResponderExcluir
  4. Esta perda irreparável tem um caminho de sentimentos para os que ficam que expressam e comunicam de diversas maneiras com profunda tristeza, o vazio causado em nossas vidas pela partida do ente querido.#LUTO#

    ResponderExcluir
  5. Perca de patrimônio histórico que estava vivo.

    ResponderExcluir
  6. Mensagem arquivada. História arquivada!
    Lindo, Marcelo!!!
    Beijo grande.

    http://www.sinaisdemimtl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir